Bandeira Cigana

" O Céu é Meu Teto, a Terra é Minha Pátria e a Liberdade Minha Religião"

A bandeira do povo Cigano (styago le romengo em Romani) é a bandeira internacional do povo Rom, também chamado de cigano.

Foi aprovada pela “Intenational Gypsy Committee Organized”, no “First Word Romani Congress”, Primeiro Congresso Mundial Cigano realizado em Londres, no Reino Unido, em 1971.

O Azul representa os valores espirituais, a paz e a ligação do consciente com os mundos superiores, significando a libertação do povo cigano e sua liberdade.
A roda Vermelha, representada pela roda da carroça, significa a evolução do conhecimento, com a qual os ciganos percorrem o mundo.que representa a riqueza dos costumes e os conhecimentos da cultura e tradições ciganas.

 O Verde representa a Mãe natureza, a Terra, o mundo orgânico (subterrâneo), a força e a luz do crescimento vinculado ás matas, com os caminhos desbravados e abertos pelos ciganos; representa o sentimento de gratidão e respeito pela terra e por tudo o que ela pode nos oferecer, proporcionando a sobrevivência da Humanidade e a obrigação de ser respeitada pelo homem.

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode